ROTA DA SENHORA DA RIBEIRA PROMOVE TRADIÇÕES E PATRIMÓNIO RURAL


A Câmara Municipal de Penalva do Castelo, em colaboração com a Associação Rio Côja e a Junta de Freguesia de Pindo promoveram, no dia 23 de junho, a dinamização do PR1 PCT Rota da Senhora da Ribeira, em Moinhos de Pepim – freguesia de Pindo.

O percurso pedestre teve início junto da capela da Senhora da Ribeira onde foram fornecidas informações e realizados exercícios de aquecimento – orientados pela Professora e alunos (as) da escola de dança da Associação local. O trajeto seguiu pela margem esquerda do rio Côja e percorreu vários quadros rurais, nomeadamente: a “sacha” do feijão, a ida à fonte, os moinhos de água e os moleiros, o burro, o forno a lenha (no qual foram confecionados os deliciosos bolos de azeite e o pão), a fogueira de S. João, as lavadeiras no rio Côja, o barbeiro, entre outros, tendo permitido desfrutar do ambiente rural e do património local.

Destaca-se ainda a passagem pela Capela de Santo António (Casal-Diz) e pela Quinta Nova (Quinta do Sargaçal), na qual além da visita aos espaços da casa (lagar, capela, etc.) foi possível observar o artesanato local – entrançado de cordas e madeira – de Joaquim Gonçalves e utensílios artesanais de carpintaria – de Henrique Correia.

Na Adega da Quinta da Rebôtea, foi possível degustar os vinhos e observar os objetos das várias etapas do processo de produção/transformação artesanal do linho (desde a plantação até ao produto final).

No meio do percurso, na antiga escola primária, os participantes fizeram uma paragem para degustar sabores tradicionais, confecionados pela população local e assistir à atuação da escola de Dança da Associação Rio Côja.

No final do percurso, no parque de merendas, com os rios Dão e Côja no horizonte, os participantes desfrutaram de um saboroso almoço convívio.

Esta iniciativa contou com o apoio do centro de Saúde de Penalva do Castelo, através da Unidade de Cuidados à Comunidade de Pena D’Alva, que efetuou um rastreio de saúde no início do percurso.

A Câmara Municipal, em colaboração com outras instituições concelhias, tem ainda agendada, a dinamização do PR5 PCT Trilho do Ryal, no dia 5 de julho, em Real e o PR3 PCT “Rota dos Cenários do Passado” no dia 21 de julho (inserida no programa das Festas do Povo) em Esmolfe.

Aceite o convite e participe nos Percursos Pedestres!

Noticias

.